Tratamento

Especializado no diagnóstico e tratamento das doenças do labirinto:

– Avaliação Clínica;
– Videonistagmografia;
– Reabilitação do Equilíbrio.


Avaliação
O otoneurologista identifica e trata problemas no equilíbrio corporal como tonturas, vertigens, desequilíbrio, náuseas, vômitos, zumbido e até mesmo quedas também são sintomas que denunciam algum problema no órgão. Na avaliação otoneurológica, o especialista avalia o sistema auditivo e o vestibular para identificar qualquer alteração ou doença que possa estar prejudicando o equilíbrio corporal. A maior incidência é justamente a tontura. A tontura atinge mais os adultos e idosos, mas é possível surgir também em crianças e adolescentes, o que vai exigir uma atenção mais especial por parte dos pais e responsáveis na identificação do problema.


Videonistagmografia
A videonistagmografia exame de diagnóstico para determinar quais as causas das vertigens ou distúrbios do equilíbrio. Se as tonturas não forem causadas pela porção vestibular do ouvido interno, as causas podem estar relacionadas com o cérebro, distúrbios, tais como a hipotensão, ou por problemas psicológicos, tais como a ansiedade.

As vertigens consistem, não apenas em ter medo das alturas, mas essencialmente na sensação de sentir tudo à sua volta a andar à roda, ou ainda, a impressão de que tudo à sua volta de está a deslocar, sem realmente isso estar a acontecer.

Todas estas sensações imprimem à sua vida diária um sentimento de insegurança e de angústia. No entanto, hoje em dia é possível avaliar quais as causas das vertigens de maneira a perceber se é possível a sua resolução ou não.

O teste mais comumente utilizado para fazer esta avaliação é a videonistagmografia. Este exame, não invasivo e bastante simples, vai permitir analisar os nistagmos provocados e espontâneos, através da observação dos movimentos oculares do paciente. Os nistagmos são movimentos rítmicos que alguns olhos fazem involuntariamente em determinadas posições.

Clínica de Otorrino 2020 – Todos os Direitos Reservados