Cirurgia Plástica
A cirurgia plástica tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas. Se desenvolve sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética.
Vamos dar ênfase à cirurgia plástica estética que é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhoras à sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada, ou seja, corrigir uma deformidade que ela adquiriu ao nascimento, como uma orelha proeminente ou em abano, ou mesmo adquirida ao longo do tempo, como uma mama flácida, comum após grande perda de peso ou após amamentação.
Essas são situações que não lhe causam prejuízo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. Atualmente, as duas cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil são a lipoaspiração e o implante de prótese de silicone nas mamas.
Em qualquer cirurgia plástica, pretende-se que a zona afetada mantenha o seu funcionamento e, na medida do possível, um aspecto natural.
Ritidoplastia
É a cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir os sinais de envelhecimento da face, sobretudo a flacidez dos tecidos.
Rinoplastia
Geralmente as alterações que mais incomodam são a giba dorsal, a ponta de “bolinha”, a ponta caída e as narinas muito abertas.
A rinoplastia estética pode ser realizada ao mesmo tempo da rinoplastia funcional, que é a cirurgia para corrigir distúrbios da respiração, como o desvio de septo nasal.
Pós-bariátricas
São as cirurgias plásticas realizadas nos pacientes com grande perda ponderal. Esses pacientes fizeram dieta e exercício físico ou foram submetidos a cirurgias prévias para emagrecer. Eles apresentam perda da elasticidade e grandes sobras de pele, decorrentes da diminuição do tecido gorduroso.
Dependendo do caso, o paciente ex-obeso pode necessitar de várias cirurgias como abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia (braços), cruroplastia (coxas) entre outras. Essas cirurgias são feitas em etapas com intervalo de meses entre elas.
Otoplastia
É a cirurgia plástica para correção das orelhas proeminentes, também conhecidas como orelhas em abano.
Alterações estéticas desse tipo muitas vezes expõem esses pacientes a situações de ridículo, principalmente na infância, o que pode acarretar diminuição da autoestima e autoconfiança, prejudicando o desenvolvimento psicossocial.
Mamoplastia redutora
É a cirurgia plástica que promove a redução das mamas grandes, ou seja, aquelas que causam dores nas costas e pescoço e chegam até a marcar a pele dos ombros pelo sutiã. Geralmente essas pacientes possuem mamas grandes, ou até gigantes, desde a adolescência.
A redução remove tecido mamário em excesso proporcionando aparência mais saudável e um tamanho mais confortável, dando nova forma às mamas, tornando-as mais firmes e elevadas, em posição mais jovem.
Já a MASTOPEXIA é a cirurgia plástica que promove a suspensão das mamas caídas, aquelas que possuem excesso de pele sem que sejam grandes no tamanho.
Lipoaspiração
É a cirurgia plástica realizada para remover o excesso de tecido adiposo (gorduroso), com retorno do contorno corporal e criando uma aparência mais emagrecida. A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente, ou em associação a outros procedimentos para redução do abdome.
Deve-se lembrar de que a lipoaspiração não é um tratamento eficaz para celulite ou obesidade e os indivíduos submetidos a essa cirurgia devem ser saudáveis e relativamente magros, com pele firme, elástica e bom tônus muscular.
Para manter os resultados do procedimento, é importante ter hábitos saudáveis de dieta e atividade física.
Blefaroplastia
É a cirurgia plástica das pálpebras, realizada para retirar o excesso de pele nessas regiões e também as famosas “bolsas” de gordura que aí podem-se acumular dando um aspecto de “cansaço” à região dos olhos.
Deve-se lembrar de que o procedimento não corrige pés de galinha, manchas escuras sob os olhos ou sobrancelhas caídas. Para isso, devem-se associar outros procedimentos.
Abdominoplastia
É a cirurgia plástica do abdome, realizada para retirar o excesso de pele e gordura da região, corrigir a flacidez muscular e melhorar o contorno corporal.
Deve-se lembrar de que a abdominoplastia remove apenas o excesso de pele e a gordura abdominal abaixo da região do umbigo, não removendo a gordura nas laterais do abdome, os famosos “pneuzinhos”. Para isso, deve-se associar uma lipoaspiração.
Gestações, grandes oscilações de peso ou a própria genética são os responsáveis pela flacidez da pele e afrouxamento da região mediana do abdome o que causa abaulamentos nessa região durante esforço físico. Como estas áreas não respondem a dieta e rotina de atividades físicas, o abdome assume tamanho desproporcional em relação ao restante do organismo.
Médicos Especialistas
Dra. Mireille Camboim Wanderley
CRM: 6412 / RQE: 3980
Médica graduada pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB
» Internato Médico no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo
» Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Ipiranga de São Paulo
Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica
» Especialização Médica em Cirurgia Plástica nos Serviços Integrados de Cirurgia Plástica do Hospital Ipiranga
» Título de especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dr. Francisco Mateus Dantas Carneiro Souto
CRM: 10567 – PB
Médico graduado pela Fundação Octacílio Gualberto
Especialista em Cirurgia Plástica pelo Hospital Federal do Andaraí
Especialista em Cirurgia Geral pela Fundação Educacional Lucas Machado
Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dr. Leonardo Fontes Silva
CRM: 4811 / RQE: 3736
Médico graduado pela UFPB
Residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital Universitário “La Paz” – Madri, Espanha.
Especialista e membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia
Especialista em Cirurgia Plástica do Nariz
Curso de Especialização em Cirurgia Estética do Nariz no Centro de Estética Facial Dr. Fernando Pedrosa – Bogotá, Colômbia
Membro da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica Facial
Doutor em Otorrinolaringologia
Doutor em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de Madri – Espanha
Professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB