Apneia do sono

A síndrome da apneia é caracterizada pela obstrução das vias aéreas.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono, também conhecida como SAOS, é caracterizada pela obstrução das vias aéreas por pelo menos 10 segundos durante o sono, causando a apneia (interrupção completa do fluxo de ar através da boca ou do nariz) ou a hipopneia (interrupção parcial, com redução de 30% a 50% do fluxo de ar).

Os principais sintomas apresentados por quem sofre desta síndrome são:

  • Sonolência constante;
  • Dificuldade de memorização e concentração;
  • Roncar, por vezes excessivamente alto;
  • Acordar com sensação de sufocamento;
  • Refluxo;
  • Boca seca;
  • Vontade de urinar.

Como não consegue descansar por ter o sono interrompido diversas vezes, a pessoa também apresenta cansaço, dificuldade de permanecer acordada durante atividades tranquilas, irritabilidade, depressão, redução da libido, impotência sexual e dor de cabeça pela manhã.

Em pacientes obesos, é comprovado o expressivo aumento do risco de desenvolvimento da SAOS. A distribuição da gordura desempenha um importante papel no desenvolvimento de síndrome, mais ainda que o IMC, o peso ou a gordura corporal total.

Os indivíduos com maior concentração de gordura visceral androide são potenciais candidatos ao desenvolvimento da síndrome. Por este motivo, os homens são os principais afetados. A idade também interfere, sendo mais comum apresentar a SAOS entre os 50 e 70 anos, devido à presença de outras doenças.

Por sua vez, a SAOS pode conduzir ao aumento de peso através da sonolência diurna e alterações metabólicas. Estes dois estados patológicos, a obesidade e a síndrome, estão associados à elevada morbidade, afetando especialmente o sistema cardiovascular.

As primeiras medidas terapêuticas instituídas aos doentes com SAOS incluem perder peso, dormir em posição lateral e evitar principalmente deitar-se com a barriga para cima, evitar o tabagismo, manter uma higiene do sono adequada (como, por exemplo, adormecer em horário regular, em ambiente silencioso e escuro) e evitar substâncias como o álcool.

A perda de peso é fundamental no tratamento de doentes obesos com SAOS, e mesmo ligeira perda de peso parecem estar associadas a melhorias significativas desta síndrome. Em casos específicos a SAOS pode ser tratada com cirurgias.

Se você possui alguns dos sintomas descritos acima, procure um médico. Nunca se automedique.

Fonte: Artigo Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono e Obesidade – Revista da SPCNA (2006)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *