Sabia que 30% da sua vida você passa dormindo?

Por: Dr. Thiago Chianca Ferreira – Otorrinolaringologista / CRM 5964

dr_thiago

A maioria de nós, dorme em média 8 horas por dia. Esse período corresponde a 1/3 ou 30% das 24 horas de nosso dia. Tal divisão, acontece todos os dias de nossas vidas. Geralmente, esse período de sono é esquecido por nós quando falamos em saúde ou doença. Existem vários distúrbios relacionados ao sono e, entre os principais, estão o ronco e a apnéia do sono.

O ronco e a apnéia do sono
O ronco e a apnéia obstrutiva do sono são problemas de saúde que acometem cerca de 30% das pessoas em todo o mundo. O ronco acontece quando o ar passa num espaço estreitado causando uma vibração dos tecidos na parte posterior da boca e faringe, essa turbulência de ar produz um som conhecido como RONCO. A apnéia do sono é caracterizada pela obstrução total e recorrente do fluxo de ar para os pulmões podendo causar diminuição do oxigênio circulante no sangue.

O indivíduo que ronca, ou possui apnéia, tem um sono muito superficial e com despertares que fazem com que o indivíduo não “descanse” durante a noite.

Principais sintomas dos pacientes com ronco e apnéia:

– Ronco alto; – Paradas na respiração;
– Irritabilidade;
– Cansaço;
– Sonolência durante o dia; – Dificuldades com memória e raciocínio;
– Dor de cabeça pela manhã.

A apnéia é ainda fator de risco para outros transtornos de saúde, tais como: Hipertensão arterial de difícil controle, Obesidade, Perda da libido e impotência sexual, Infarto do miocárdio, Derrame cerebral (AVC) e Depressão.

Diagnóstico
O diagnóstico de ronco e apnéia do sono é feito através da história clínica do paciente, exame otorrinolaringológico completo e do exame padrão-ouro que é a Polissonografia.

O que é a Polissonografia?
É um exame realizado durante uma noite inteira de sono acompanhado integralmente por técnico treinado onde se registram várias variáveis importantes para o preciso diagnóstico. São posicionados alguns sensores no paciente de maneira a permitirem movimentação do corpo durante o sono.

Tratamento
É direcionado para cada caso e existem várias modalidades e com ótimos resultados. Podem ser orientadas medidas para perda de peso, tratamento com medicações intra-nasais, realização de procedimentos cirúrgicos, uso de aparelhos intra-orais ou aparelhos de ventilação com pressão positiva (CPAP).

o-sono-perfeito